quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Bateria de Actividades Jclic

Na aula de Tecnologias de Informação e Comunicação, leccionada pela docente Maria do Rosário Rodrigues, foi-nos proposto a realização de 6 actividades, no mínimo, no programa Jclic.

Abaixo seguem as informações sobre os jogos realizados.




Tema: As profissões


Público – alvo :
Esta bateria de jogos destina-se ao 3º e 4º ano de escolaridade. Estipulamos estas actividades para este público e não para todos os anos de escolaridade do 1º CEB porque, esta bateria de jogos contém palavras e frases, que foram construídas de modo a que as crianças conseguissem já com alguma facilidade e agilidade ler e interpretar os textos. As crianças do 1º e 2º ano ainda não estão aptas a realizar esta bateria de jogos pois, é no 1º ano que começam a saber as letras e no 2º ano ainda estão numa fase inicial de leitura e interpretação das palavras.

Intencionalidade Educativa dos jogos:
Esta bateria de jogos foi concebida de modo a estimular e a favorecer a aprendizagem das crianças. Neste caso a parte lúdica está presente nas imagens reais que proporcionamos às crianças e na parte visual, todo um esquema de cores, desde as cores de fundo às letras.
Em cada actividade pedimos à criança ou às crianças (caso seja uma actividade a pares grupos) que sejam capazes de resolver as tarefas e os desafios propostos, permitindo-lhes raciocinar, de modo a, desenvolverem as suas capacidades cognitivas, de literacia, assim como tentarem reflectir sobre os desafios, a sua estrutura, regras e objectivos.
As profissões foi o tema escolhido para aplicar na construção destas actividades e cada uma retrata este tema, sendo que são as actividades que mudam, a sua estrutura e cada regra é diferente. Cabe por isso ao responsável pela criança (educador, professor ou pais) chamar a atenção para o tema em questão e analisar a importância que as profissões têm no nosso quotidiano. De um modo muito sucinto, são um instrumento que nos permite gerir o nosso dia-a-dia. Trabalhamos para conseguir um objectivo, para ajudar os outros, é um ofício que nos permite integrar a sociedade e que nos faz viver para um bem comum.
Esta bateria de jogos permite à criança mobilizar conhecimentos e formar esquemas mentais sobre este tema. O local onde são exercidas as profissões, quais os instrumentos de trabalho de cada uma e para que servem.
As crianças desenvolvem e reforçam a sua concentração em cada actividade na medida em que o seu objectivo se torna único – ganhar!
Para ter acesso aos jogos aceda aqui.

Para visualizar o folheto informativo sobre os jogos aceda aqui.


Para aceder à imagem do Logotipo do JClic, clique aqui.
Sara e Ana

1 comentário:

  1. Caras alunas deixo-vos um comentários aos vossos jogos do Jclic.
    Na mensagem que colocaram no blogue, o aspecto lúdico do jogo está no desafio que ele lança e não no aspecto gráfico que possui.
    A mensagem inicial do jogo que estabelece a relação entre as profissões e os locais de trabalho deve explicitar que é esta a associação pretendida.
    Na sopa de letra deve explicitar-se que palavras se pretendem encontrar e que quantidade está escondida.
    A profissão de engenheiro está apresentada de forma redutora. Deve explicitar-se que se trata de um engenheiro civil.
    No texto com lacunas a palavra edifícios só é considerada certa se estiver escrita sem acento (se estiver errada).
    O jogo de memória não tem mensagem inicial inteligível.
    No jogo para identificação das profissões deve escrever-se os vários textos de forma equilibrada para que apareçam todos com o mesmo tamanho. Neste jogo há vários erros ortográficos, nomeadamente na acentuação das palavras.
    Cumprimentos
    Rosário

    ResponderEliminar