Na aula de Língua Portuguesa leccionada pela docente Helena Camacho, abordamos a história “A maior Flor do Mundo” de José Saramago. Visto termos gostado da obra escrita e da adaptação em filme decidimos realizar um post sobre a história e sobre o autor, que este mês realizaria 88 anos.
“Mas não subiu para as estrelas, se há terra pertencia”
José Saramago

Em 1998 foi galardoado com o Nobel de Literatura, também tendo ganho o Prémio Camões (1995) o prémio literário mais importante da língua portuguesa.
A carreira de Saramago foi acompanhada de diversas polémicas. As suas opiniões pessoais sobre religião ou sobre a luta internacional contra o terrorismo foram e são muito debatidas.
Em Fevereiro de 1993 Saramago decidiu dividir o seu tempo entre a sua residência habitual em Lisboa e a ilha de Lanzarote, no arquipélago das Canárias (Espanha) onde, no dia 18 de Junho de 2010, com 87 anos, acabou por falecer.
Algumas das suas obras publicadas:
- Viagem a Portugal (1981)
- Memorial do Convento (1982)
- O Evangelho Segundo Jesus Cristo (1991)
- Cadernos de Lanzarote (I-V) (1994)
- Ensaio Sobre a Cegueira (1995)
- O Conto da Ilha Desconhecida (1997)
- A Maior Flor do Mundo (2001)
- As Pequenas Memórias (2006)
“A Maior Flor do Mundo”
“(…) tenho muita pena de não saber escrever histórias para crianças mas, ao menos ficaram sabendo como a história seria e poderão contá-la noutra maneira (…)”
José Saramago
“A Maior Flor do Mundo” é o único livro infantil escrito por José Saramago, foi publicado em Novembro de 2001 pela Editorial Caminho.
Saramago narra a história do menino e da flor não como se ela fosse uma história de verdade mas, como se fosse apenas o esboço do que ele teria contado se tivesse o poder de fazer o impossível: escrever a melhor história de todos os tempos.
“Era uma vez um menino que decide saltar quintais e correr mundo, correu por vales e rios até que encontrou uma flor muito murcha no meio do nada. O menino andou para trás e para a frente, voltou a correr mundo atrás de gotas de água para dar de beber à flor e a flor foi acordando. O mesmo gesto repetiu vezes sem conta, correu até ao rio Nilo fez sem mil viagens à lua e a flor foi crescendo e ganhando uma vida sem igual.
E assim, nasceu a maior flor do mundo, salva por uma criança. (…)”
“E se as histórias para crianças passassem a ser de leitura obrigatória para os adultos? Seriam eles capazes de aprender realmente o que há tanto tempo têm andado a ensinar?”
Deixamos aqui esta questão em aberto, realizada por José Saramago, para quem estiver interessado em comentar.
Para quem estiver interessado em consultar a obra: http://www.box.net/shared/xon43pp40i
Existe ainda uma curta-metragem de animação realizada por Juan Pablo Etcheverry e narrada por José Saramago, baseada na mesma obra - “A Maior Flor do Mundo”.
Produzido em 2007, o filme ganhou o prémio de melhor animação do Anchorage Internacional Film Festival e foi nomeado para os Goya do ano 2007 na categoria de melhor curta-metragem.
José Saramago aparece no filme, como narrador e como personagem. A animação do filme é realizada em plasticina.
É de salientar que foi realizada uma actividade em aula com base no filme de animação.
Para aceder às actividades possíveis, realizadas pelas duas turmas (A e B), de exploração do filme clique aqui.
Sara e Ana
Para aceder às actividades possíveis, realizadas pelas duas turmas (A e B), de exploração do filme clique aqui.
Sara e Ana
Referências Bibliográficas:
- A Maior Flor do Mundo. Acedido em: 17 de Novembro de 2010, em: http://vodpod.com/watch/3829565-saramago-a-maior-flor-do-mundo
- A Maior Flor do Mundo. Acedido em: 17 de Novembro de 2010, em: http://www.youtube.com/watch?v=39skGQVsXfs
- José Saramago. Acedido em: 17 de Novembro de 2010, em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Jos%C3%A9_Saramago
- Imagem José Saramago. Acedido em: 17 de Novembro de 2010,aqui.
- Imagem Maior flor do Mundo. Acedido em: 17 de Novembro de 2010, aqui.
Sem comentários:
Enviar um comentário