quinta-feira, 18 de novembro de 2010

"A Maior Flor do Mundo" - José Saramago

Na aula de Língua Portuguesa leccionada pela docente Helena Camacho, abordamos a história “A maior Flor do Mundo” de José Saramago. Visto termos gostado da obra escrita e da adaptação em filme decidimos realizar um post sobre a história e sobre o autor, que este mês realizaria 88 anos.

“Mas não subiu para as estrelas, se há terra pertencia” 
José Saramago

José de Sousa Saramago nasceu na vila de Azinhaga, no concelho da Golegã, no dia 16 de Novembro de 1922. Foi escritor, argumentista, jornalista, dramaturgo, contista, romancista e poeta português.
Em 1998 foi galardoado com o Nobel de Literatura, também tendo ganho o Prémio Camões (1995) o prémio literário mais importante da língua portuguesa.
A carreira de Saramago foi acompanhada de diversas polémicas. As suas opiniões pessoais sobre religião ou sobre a luta internacional contra o terrorismo foram e são muito debatidas.
Em Fevereiro de 1993 Saramago decidiu dividir o seu tempo entre a sua residência habitual em Lisboa e a ilha de Lanzarote, no arquipélago das Canárias (Espanha) onde, no dia 18 de Junho de 2010, com 87 anos, acabou por falecer.

Algumas das suas obras publicadas:
  • Viagem a Portugal (1981)
  • Memorial do Convento (1982)
  • O Evangelho Segundo Jesus Cristo (1991)
  • Cadernos de Lanzarote (I-V) (1994)
  • Ensaio Sobre a Cegueira (1995)
  • O Conto da Ilha Desconhecida (1997)
  • A Maior Flor do Mundo (2001)
  • As Pequenas Memórias (2006)

“A Maior Flor do Mundo”


“(…) tenho muita pena de não saber escrever histórias para crianças mas, ao menos ficaram sabendo como a história seria e poderão contá-la noutra maneira (…)”
José Saramago

“A Maior Flor do Mundo” é o único livro infantil escrito por José Saramago, foi publicado em Novembro de 2001  pela Editorial Caminho.
Saramago narra a história do menino e da flor não como se ela fosse uma história de verdade mas, como se fosse apenas o esboço do que ele teria contado se tivesse o poder de fazer o impossível: escrever a melhor história de todos os tempos.

“Era uma vez um menino que decide saltar quintais e correr mundo, correu por vales e rios até que encontrou uma flor muito murcha no meio do nada. O menino andou para trás e para a frente, voltou a correr mundo atrás de gotas de água para dar de beber à flor e a flor foi acordando. O mesmo gesto repetiu vezes sem conta, correu até ao rio Nilo fez sem mil viagens à lua e a flor foi crescendo e ganhando uma vida sem igual.
E assim, nasceu a maior flor do mundo, salva por uma criança. (…)”

“E se as histórias para crianças passassem a ser de leitura obrigatória para os adultos? Seriam eles capazes de aprender realmente o que há tanto tempo têm andado a ensinar?”

Deixamos aqui esta questão em aberto, realizada por José Saramago, para quem estiver interessado em comentar.



Para quem estiver interessado em consultar a obra: http://www.box.net/shared/xon43pp40i 


Existe ainda uma curta-metragem de animação realizada por Juan Pablo Etcheverry e narrada por José Saramago, baseada na mesma obra - “A Maior Flor do Mundo”.
Produzido em 2007, o filme ganhou o prémio de melhor animação do Anchorage Internacional Film Festival e foi nomeado para os Goya do ano 2007 na categoria de melhor curta-metragem.
José Saramago aparece no filme, como narrador e como personagem. A animação do filme é realizada em plasticina.



É de salientar que foi realizada uma actividade em aula com base no filme de animação.

Para aceder às actividades possíveis, realizadas pelas duas turmas (A e B), de exploração do filme clique aqui.

Sara e Ana

Referências Bibliográficas:

Sem comentários:

Enviar um comentário