Na aula de Tecnologias de Informação e Comunicação, leccionada pela docente Maria do Rosário Rodrigues, foi-nos proposto a realização de uma história através do programa Photo Story.
O Photo Story é um programa que permite a partir de um conjunto de imagens, fazer um vídeo, adicionando som (músicas ou narração por voz recorrendo ao microfone) e movimento (transições e efeitos). É uma funcionalidade simples e é um software livre que pode ser utilizado em qualquer sistema operacional.
A história utilizada neste programa intitula-se “O menino que não sabia sorrir!”, é da nossa autoria e foi adaptada para o Photo Story com 1 minuto e 40 segundos.
Ao longo da história são utilizadas legendas, narração oral (por um rapaz de 10 anos) e uma música de fundo, intitulada: Tristeza – Laços de Família [Instrumental].
Para aceder à sequência de imagens da história e o texto que acompanhará cada uma delas clique aqui.
A nossa história conta a vida de um rapaz, David, que vive na cidade de Londres com os seus pais. David era um menino que não sorria e apesar de ser rico não sabia amar.
A sua família, um certo dia, decide ir de férias para a ilha das Caraíbas, onde tinham casa. E na casa ao lado vivia uma rapariga, que também estava de férias, de nome Ana, por quem David ficara encantado e sentia o coração a palpitar cada vez que a via. Porém um dia, David e seus pais tiveram que regressar a Londres e David não tivera tempo de se despedir de Ana. Consigo não levava qualquer contacto da rapariga, mas sabia que um dia voltariam a encontrar-se.
Esta pequena história remete-nos para um amor que vai sendo construído por dois jovens numa ilha de férias. David era um rapaz que tinha tudo o que o dinheiro pode comprar, mas não era feliz. Até que conheceu Ana e tudo na sua vida mudou. O seu coração palpitava por Ana e tudo o que fazia era pensar nela.
Podemos retirar desta história, o facto de o dinheiro nem sempre trazer felicidade. Às vezes podemos pensar que temos tudo e que já estamos realizados, até que uma pessoa entra na nossa vida e nos faz ver o mundo de outra forma.
David nunca mais perdeu a esperança de voltar a reaver Ana, o grande amor da sua vida.
“O menino que não sabia sorrir!” |
Actores | Papel | Espaço/Tempo da acção |
David | Menino que não sabia sorrir | Londres, Ilha Caraíbas |
Ana | Vizinha | Ilha Caraíbas |
“O dinheiro não é tudo na vida” |
Abaixo segue a nossa história em versão digital.
Para aceder à versão original da história “O menino que não sabia sorrir!” clique aqui. Comentário:
Na versão digital da nossa história não está explícito que a rapariga também estava a passar férias na ilha, por esse motivo referimos na história que o rapaz não tinha o endereço de Ana para lhe poder escrever.
Observámos também que a imagem do tambor devia ser colorida, contudo quando pesquisamos imagens de tambores (tanto em português como em inglês), não encontramos nenhuma imagem que ficasse nítida e que fosse possível escrever legenda.
Estes aspectos referidos anteriormente, não foram possíveis de alterar devido à versão digital final já ter sido gravada com narração oral e não ser possível de gravar novamente.
É de salientar que a música de fundo foi colocada para quebrar a monotonia que se encontrava de imagem para imagem.
Sara e Ana
Referências Bibliográficas:
Imagem Photo Story. Acedido em: 29 Dezembro de 2010, aqui.